As 6 virtudes e as 24 forças de caráter: o melhor de você

Confira detalhadamente quais são as 6 virtudes humanas e as 24 forças de caráter de acordo com a Psicologia Positiva!

Você sabe o que são as 6 virtudes humanas e as 24 forças de caráter definidas pela Psicologia Positiva?

Resumidamente, as 6 virtudes humanas são características inerentes ao ser humano, valorizadas em qualquer parte do mundo, assim como as 24 forças de caráter, que são traços de personalidade naturais que precisamos desenvolver para atingir as 6 virtudes.

No último artigo que publicamos aqui em nosso blog, começamos a explicar como surgiram as 6 virtudes de caráter e as 24 forças de caráter, segundo a Psicologia Positiva. Sugerimos a leitura deste para compreender melhor sobre o tema. 

Clique aqui para começar!

Agora que você já leu nosso artigo anterior e já compreendeu como tudo isso funciona, vamos, então, detalhar melhor cada uma das 6 virtudes e suas forças. Acompanhe com a gente:

As 6 virtudes de caráter e as 24 forças de caráter

Virtude #1: Sabedoria e Conhecimento

Quais seriam as forças relacionadas a esta virtude? Certamente podemos falar de aspectos cognitivos, como:

Criatividade: dificilmente quem possui essa força não faz as coisas como todo mundo. Gostam de ser originais por naturalidade e possuem facilidade de adaptação às diferentes situações. Com certeza, seu jeito de ser contribui positivamente para todos ao seu redor.

Curiosidade: aqui as incertezas são constantes, mas sempre de um jeito positivo. A vontade de conhecer coisas novas, de vivenciar novas experiências, de ter aquele fascínio pelas novidades pode inspirar a todos.

Julgamento: quem age analisando cuidadosamente todas as questões e procura racionalizar objetivamente tudo o que acontece antes de tomar alguma decisão consegue ser mais justo com as pessoas. Trata-se de algo muito benéfico para com as pessoas, quando a busca pela realidade fica acima das suas próprias crenças.

Amor pela aprendizagem: quando a pessoa é por si só motivada a aprender novas habilidades ou novos assuntos, está a poucos passos de se alcançar a virtude do conhecimento e da sabedoria. Aqui podemos citar a vontade de sempre se especializar no que faz e de também valorizar ou admirar o trabalho alheio.Perspectiva: aqui o traço marcante é a experiência e o próprio conhecimento. Ter visão de mundo sempre será algo benéfico e, por isso, as pessoas costumam ouvir pessoas que têm esta capacidade. São ótimos para resolver problemas e dar conselhos.

Virtude #2: Coragem

Em qualquer lugar do mundo, uma pessoa corajosa é valorizada. Quem consegue atingir metas importantes, certamente é alguém inspirador. E, para atingir esta virtude, é necessário desenvolver as seguintes forças:

Bravura: quem não tem medo de enfrentar os desafios, que supera os instintos ou, ainda, faz as coisas de um jeito que a maioria não faria, é alguém bravo e admirável.

Perseverança: aquele que consegue sempre terminar o que começou, que é responsável e vai até o fim sempre será alguém digno de admiração pela sua flexibilidade e consciência de que nada é perfeito.

Integridade: pessoas que falam a verdade, que são honestas e verdadeiras com os outros, que assumem suas responsabilidades são pessoas admiradas também dignas de serem chamadas corajosas.

Vitalidade: aquele alguém que está sempre entusiasmado, que tem energia e pique, que vive sempre uma aventura, com certeza, contagia aos outros com sua força.

Virtude #3: Humanidade

Para alcançar essa virtude, você precisa praticar:

Amor: saber valorizar os sentimentos, principalmente os de carinho com reciprocidade, assim como alimentar o amor romântico e construir grandes amizades ou vínculos emocionais faz ser considerado pelos outros alguém mais humano.

Bondade: ser bom naturalmente, estar disposto sempre, praticar boas ações, proteger e ajudar as pessoas é certamente algo benéfico tanto para a pessoa em si quanto para quem está por perto.

Inteligência emocional: pessoas empáticas, que têm consciência dos motivos alheios, que sabem lidar bem com as situações e com os próprios sentimentos é alguém que todos queremos ser.

Virtude #4: Justiça

Quando falamos de justiça, temos as seguintes forças:

Cidadania: aqueles sempre dedicados e leais, que sabem trabalhar em grupo, que respeitam autoridades e vestem a camisa do grupo são exemplos pessoas justas.

Igualdade: é tratando todo mundo por igual, sem possuir preconceitos ou julgamentos que se é admirado pelos outros.

Liderança: também é admirado aquele que encoraja as pessoas, que faz as coisas acontecerem, que cria relações boas e consegue organizar atividades em grupo.

Virtude #5: Temperança

A temperança é a virtude de quem pratica:

Perdão: não há nada mais bonito que uma pessoa que consegue ter misericórdia, que sabe perdoar até aqueles que lhe fizeram mal, não é mesmo?

Humildade: da mesma forma, é lindo ver pessoas que não querem sempre ser reconhecidas ou ser o centro das atenções. Pessoas que sabem reconhecer que o mundo não gira em torno delas mesmas conseguem ser apreciadas pelos outros.

Prudência: também é preciso ser cuidadoso, ser ponderado e pensar antes de falar ou agir para que as outras pessoas o apreciem. 

Autocontrole: quem sabe controlar suas emoções, que tem disciplina e não age por impulso, que consegue se entender e não sofrer com emoções negativas é sempre alguém benquisto.

Virtude #6: Transcendência

Aqui, falamos um pouco mais sobre espiritualidade. E as forças que compõem essa virtude são:

Reverência: quem possui reverência é aquela pessoa que sempre percebe a beleza das coisas, da natureza, da arte, da ciência. 

Gratidão: ser agradecido pelas coisas, considerar tudo uma oportunidade e agradecer sempre às pessoas, à natureza, etc., é algo de se ter admiração.

Esperança: pessoas positivas, que sempre acreditam e lutam para que as coisas aconteçam, acabam sempre animando os outros ao seu redor.

Bom humor: gostar de dividir sorrisos, de sempre ver o lado positivo e alegrar aos outros é uma força de caráter incrível para alcançar a transcendência.

: ser uma pessoa espirituosa, que possui crenças coerentes sobre o significado do universo e que, assim, confortam as pessoas ao seu redor é uma força que impacta positivamente em muitas pessoas.

Agora que você já conhece todas as 24 forças de caráter para se construir as 6 virtudes de caráter possíveis em um ser humano, que tal colocar tudo isso em prática e alcançar a melhor versão de si mesmo?Precisando de desenvolver estas forças em seu ambiente corporativo, é só entrar em contato!

COMPARTILHE: