As 6 virtudes e as 24 forças de caráter: uma breve introdução

A Psicologia Positiva definiu 6 virtudes e 24 forças de caráter que definem o que há de melhor em nós, seres humanos. Saiba mais a respeito a seguir!

Você se considera uma pessoa especial? Saiba que todos os seres humanos são únicos. Isto é, considerando que cada um possui um caráter e uma única personalidade, sim, você é especial!

Contudo, você consegue reconhecer suas capacidades e pontos positivos? Quem é você no planeta Terra e o que você pode oferecer a ele?

Vamos conversar a respeito das 6 virtudes e as 24 forças de caráter, algo bastante discutido nos estudos da Psicologia Positiva. Confira com a gente a seguir:

As 6 virtudes

Os psicólogos Martin Seligman e Christopher Peterson foram os primeiros a tratar sobre a Psicologia Positiva, e acreditavam que todos somos capazes de escolher como levamos a nossa vida.

Isto é, você pode focar em tudo o que é positivo, se você quiser. Mas, também pode escolher viver apenas vendo as coisas como um “copo meio vazio”. A escolha é somente sua.

Pensando nisso, esses renomados psicólogos começaram a pesquisar sobre qual seria a melhor versão de um ser humano, identificando as virtudes mais comuns entre as pessoas, independente da sua região e cultura. Algo como se fossem virtudes universais.

Assim, em todo o tempo de estudo, Seligman e Peterson dedicaram-se a estudar as coincidências humanas entre os livros sagrados, como a Bíblia, o Alcorão e o Bushido (um código samurai). Seus estudos também se baseavam percebendo semelhanças entre as culturas ocidentais e orientais e ainda em filosofias como as de Platão e Aristóteles.

Santo Agostinho, Buda, Benjamin Franklin e muitos outros pensadores reconhecidos ao redor do mundo ao longo dos 3 mil anos de existência da humanidade também foram estudados com o objetivo de encontrar estas equivalências no ser humano. E quais equivalências seriam estas?

Para Seligman e Peterson, as 6 virtudes humanas consideradas em qualquer parte do mundo ao longo de nossa História são as seguintes:

  • sabedoria e conhecimento;
  • humanidade;
  • coragem;
  • temperança;
  • justiça;
  • e transcendência.

Contudo, para atingir estes 6 pontos, é preciso aprender as 24 forças de caráter. Veja só:

As 24 forças de caráter

Para entender melhor como desenvolver as 6 virtudes é preciso compreender primeiramente quais são as suas forças. Basicamente, as forças são o caminho para alcançar as virtudes. Por exemplo:

A força de caráter é como um traço que pode ser notado em diversas situações. É algo que você faz normalmente, sem precisar forçar ou impressionar.

Ela também gera autogratificação. Ou seja, a própria força gera consequências naturais, como alegria e entusiasmo. A força não precisa ser feita por dinheiro, busca pela fama ou qualquer outra razão externa.

É algo que todo pai quer para um filho, como também algo que qualquer chefe religioso ou político deseja para sua comunidade. Não deixa ninguém para baixo e, inclusive, faz com que as pessoas fiquem inspiradas e motivadas para agir da mesma forma.

Além disso, cada força possui alguém conhecido no mundo como um modelo para tal. Exemplo disso, temos a liderança (força) e Nelson Mandela (modelo). Estas forças são valorizadas em praticamente todos os lugares do mundo.

Agora que você já entendeu como funcionam as 6 virtudes e as 24 forças de caráter, não perca o nosso próximo artigo! Nele, vamos conversar com você um pouco mais a fundo, detalhando minuciosamente cada uma das 6 virtudes de caráter de um ser humano. Inscreva-se em nossa newsletter para recebê-lo em primeira mão!

E, precisando de desenvolver as forças no seu ambiente corporativo, entre em contato com a gente!

COMPARTILHE: