Atenção! Descubra os comportamentos que podem prejudicar a sua liderança

Sabemos que estar à frente de equipes de alto desempenho e orientar colaboradores com diferentes personalidades é um desafio e tanto, não é mesmo? Se já não bastassem os desafios do cotidiano, alguns traços comportamentais também podem dificultar a sua liderança.

Continue a leitura do meu artigo e conheça quais tipos de comportamento podem impactar a sua eficácia e abrir margem para equipes e colaboradores questionarem o seu posicionamento como líder. Não perca!

Ações que comprometem a sua atuação como líder

A seguir, conheça alguns comportamentos que influenciam de maneira negativa a sua liderança.

Acreditar que possui todas as respostas

Com toda a certeza, um modelo de liderança que está obsoleto é o centralizador – que, de modo geral, apresenta características autoritárias, exclui a opinião dos liderados e, dificilmente, admite erros de gestão.

Se você deseja fugir dessa atmosfera e busca construir um ambiente democrático, participativo e harmônico é fundamental abandonar o pensamento de “sabe tudo”. Em outras palavras, não tenha receio de fazer perguntas, ouvir sugestões e admitir equívocos. Dessa forma, você transmite confiança perante a equipe e, consequentemente, distribui as responsabilidades e obtém soluções criativas para a resolução de problemas do cotidiano. Afinal de contas, já dizia a grande líder Margaret Thatcher: “O consenso é a negociação da liderança”.

Ter a necessidade de se autoafirmar líder a todo instante

Liderar pelo exemplo tem mais significado e eficácia do que aquilo que você diz em palavras, não é?! Mas, o que isso quer dizer? É simples! Uma liderança que alia conhecimento, técnicas de gestão e que entende os processos operacionais não precisa se autoafirmar e nem lembrar os colaboradores de quem está no comando.

Em síntese, frases como “estou delegando essa tarefa porque sou o líder” ou “sou o CEO e somente eu tenho a solução desse problema”, devem ficar de fora do vocabulário da liderança porque demonstram uma forma autoritária de exercer o poder, e diminui a participação e motivação dentro da empresa.

Falar demais

Não é apenas um jargão corporativo, mas, de fato, um verdadeiro líder está mais disposto a ouvir (ativamente) do que ressaltar suas próprias qualidades e sucessos profissionais. Inclusive, tentar provar por meio das palavras que você é um autêntico líder, pode ter o efeito contrário e comprometer a sua imagem.

Lembre-se que, além de evitar esse comportamento, é de grande valia aproveitar oportunidades em reuniões, congressos e encontros empresariais para ouvir experiências alheias, trocar ideias e ampliar a sua visão de mundo.

Assumir uma postura centralizadora

Por fim, outra ação que prejudica a sua liderança é o posicionamento centralizador. Isso porque uma das atribuições do bom líder é orientar os colaboradores durante a execução de processos para que esses profissionais, posteriormente, sejam capazes de tomar decisões de maneira autônoma e confiante.

Em suma, para ter uma liderança de destaque, abandone o comportamento centralizador e dê liberdade para os colaboradores agirem de maneira inovadora e “fora da caixa”. Com isso, você não fica sobrecarregado, estimula o desenvolvimento profissional dos liderados e cria um espaço de trabalho mais saudável e inclusivo.

Conclusão

Se após ler o artigo de hoje, você identificou alguma dessas dificuldades na sua liderança, não pense que não é possível avançar e evoluir na sua liderança constantemente. Entre em contato comigo e agende uma mentoria.

A mentoria é um processo totalmente personalizado onde nós iremos trabalhar juntos para incorporar melhorias à sua comunicação, à sua capacidade de ouvir e, inclusive, iremos elaborar estratégias certeiras para a sua liderança se tornar mais arrojada.

Invista no seu potencial!

Fonte: Imagem – www.freepik.com/

COMPARTILHE: