Como aprender a conquistar força emocional?

Ter força emocional nos deixa mais preparados para enfrentar os desafios da vida. Aprenda um pouco mais a seguir!

O quão forte você é? Não estamos te perguntando a respeito de força física, para deixar claro. Estamos falando daquela que reside em nossas mentes e que, com muito autoconhecimento, nos permite ser pessoas mais preparadas para enfrentar a vida: a chamada força emocional. Consegue responder?

Tendo força emocional é possível reagir aos variados conflitos com muito mais inteligência e empatia. É algo imprescindível, caso você queira trabalhar o seu crescimento pessoal.

Sendo assim, se você precisa aprender a controlar seus sentimentos ou, ao menos, usá-los ao seu favor, confira nossas dicas nas linhas a seguir! Este é o seu primeiro passo para  entender um pouco mais e aprender a ser forte emocionalmente. Vamos lá!

Força emocional: qual a relevância disso em minha vida?

A vida humana é feita de altos e baixos. Em alguns momentos podemos estar alegres e agradecidos com as coisas que estão acontecendo, em outros, talvez, podemos estar sofrendo com algum conflito que apareceu, não é mesmo?

Tudo isso pode fazer com que nossas emoções fiquem desequilibradas, nos levando a acreditar não sermos capazes de vencer as adversidades. Mas, somente nós mesmos podemos fazer com que o momento presente seja diferente, não acha?

Nossa realidade depende exclusivamente de como reagimos às situações. Assim, se não transformarmos as mesmas em algo positivo por nossa própria vontade, este sentimento de insuficiência pode nos assombrar por muito tempo, impedindo de adquirirmos força emocional e crescermos em variadas esferas da vida.

Muita pressão ou tomar de decisões difíceis podem abalar qualquer um, mas é algo que pode ser dominado com inteligência. Afinal, somos capazes de desenvolver uma força emocional maior que imaginamos.

Como ser forte emocionalmente?

Para poder aproveitar todo o seu potencial, é preciso ser uma pessoa confiante. Contudo, é também preciso fortalecer a mente para tornar-se uma. A sua sorte é que existem maneiras de se trabalhar isso. Confira:

Seja mais, aparente menos

Quem quer a todo custo mostrar que é uma pessoa forte, certamente não é. Afinal, nem precisamos nos autoafirmar o tempo todo quando realmente temos confiança em nós mesmos. Inclusive, esse é um sinal de insegurança.

Aceite críticas e conselhos

Muitas vezes é difícil aceitar críticas, mas, quando temos um retorno de nossas falhas, podemos transformar a crítica em algo positivo para nosso crescimento, apenas praticando a força emocional. Veja tudo como uma oportunidade de melhoria!

Enfrente suas emoções

Não adianta fugir ou esconder seus sentimentos. Muitas pessoas, ao abafar suas dores, tentam encontrar satisfação em outras coisas. Isso pode gerar carência, gastos desnecessários, etc. Encarando seus problemas, será mais fácil de superá-los ou até de encontrar soluções para resolvê-los.

Sinta sem medo

Não tenha medo de demonstrar seus sentimentos. Seja sincero e sempre exponha o que está sentindo para as pessoas que você ama. Algumas pessoas “engolem” seus sentimentos para não demonstrar fraqueza e acabam passando por cima de suas vontades por conta do próximo. Lembre-se que os seus sentimentos e a sua própria felicidade também contam.

Errar é humano

Quem não comete erros nunca tentou muita coisa, sabia disso? Estamos sujeitos a falhar a qualquer momento. Então, tendo isso em mente, é mais fácil de se adquirir forças para continuar, mesmo que errando. Afinal, tudo é aprendizado.

Deixe ir

“Errar é humano, mas persistir é burrice.” Com certeza, você já ouviu alguém falar esta frase. Isso porque existem situações que é melhor desistir que continuar apenas sofrendo. Perceber o momento certo de partir é um grande sinal de inteligência e força emocional.

Mudar é totalmente normal

Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem” já dizia Heráclito de Éfeso. Isto é, estamos sempre nos transformando em todos os âmbitos sociais. Assim, recusar que algo mudou é apenas alimentar sofrimentos desnecessários. Além disso, saber que tudo passa é como estar pronto para uma oportunidade de vivenciar novas experiências.

Viva o momento

Viver o aqui e o agora é uma das melhores maneiras de usar a inteligência para adquirir força emocional. Quem espera muito pelo futuro ou revive exageradamente o passado, vivendo sempre nessa angústia proveniente da ansiedade, acaba perdendo momentos incríveis. Aproveite o momento enquanto ele estiver acontecendo, ok?

Otimismo não é ilusão

É muito bom ser otimista, não é mesmo? Esta habilidade de “ver o copo sempre cheio” é maravilhosa para sermos mais fortes. E, diferente do que muitos pensam, não se trata de ilusão. Afinal, acreditando que com persistência e força de vontade é possível realizar sonhos, as chances de que eles aconteçam aumentam exponencialmente.

Talvez seja a hora de procurar ajuda profissional. Sendo assim, precisando de orientação para o seu ambiente corporativo, entre em contato com a gente!

COMPARTILHE: