Como manter o foco com a prática da atenção plena?

Praticar a atenção plena, com foco nas nossas atividades, ajuda a ter uma mente mais tranquila. Confira como isso acontece e como um coach pode te ajudar!

Como anda a sua rotina? Consegue ter foco em cada coisa que você faz? Esse talvez seja um grande desafio para algumas pessoas, principalmente para quem tem muitas atividades e compromissos em seu dia a dia, concorda?

Algumas pessoas ainda acabam ficando estressadas com tanta pressão e correria, o que até é algo bem comum. Logo, é preciso atenção aos sinais do corpo e sair do piloto automático. Ou seja, refletirmos bem sobre como nos sentimos fazendo cada atividade, e fazê-las com sua mente presente em sua totalidade, sem desatenções.

Mas, com tantas coisas para se resolver, como manter o foco em nossas atividades? É sobre isso que iremos refletir neste artigo. Acompanhe com a gente:

Como manter o foco?

Existe uma prática budista chamada muitas vezes de atenção plena, já conhecida pelo mundo desde 1979. O precursor das técnicas de mindfulness, um médico chamado Jon Rabat-Zin, fundador da clínica Stress Reduction da Universidade de Massachusetts, começou a falar sobre a atenção focada no agora.

Ter essa consciência e foco sem julgamentos no que você está fazendo “neste exato momento” é a chave para uma mente mais equilibrada. Assim como dar atenção ao agora, perceber os sinais do corpo e da mente é importante para conseguir lidar melhor com as mais variadas situações que a vida nos proporciona.

Seja em situações pessoais ou profissionais, praticar esta atenção plena, com foco total nas situações, vem sendo cada vez mais estudado como motivo de melhora no bem-estar das pessoas. Isto é, é fato que, quando estamos concentrados em nossas atividades, com foco em nossos objetivos, tendemos a ser mais produtivos e mais de bem com a gente mesmo.

Mark Williams, um professor da Universidade de Oxford, escreveu um livro sobre seus estudos acerca da “Atenção Plena”. Neste livro, Williams retrata as consequências positivas da meditação mindfulness para o cérebro humano. E, diz que assim:

  • diminuímos nossa ansiedade e nosso estresse;
  • reduzimos sintomas da depressão;
  • conseguimos diminuir a hipertensão
  • retardamos o envelhecimento precoce;
  • e fortalecemos até o nosso sistema imunológico.

Quando procurar ajuda?

Quando precisamos ter foco em nossas atividades, é incrivelmente necessário praticar a atenção plena. Também é muito necessário naqueles momentos em que começamos a pensar que não temos mais controle sobre as coisas, apenas estamos levando-as automaticamente, sem conseguir pensar a respeito.

Momentos de ansiedade, quando não conseguimos nos desligar do que aconteceu no passado ou quando nos sentimos aflitos com o que pode acontecer no futuro, dificultando, assim, o nosso pensamento no aqui e no agora, são situações onde a prática da atenção plena nos ajudará a manter o foco e a mente mais tranquila.

Dicas para praticar a atenção plena

Praticar a meditação mindfulness é uma incrível dica para conseguir ter foco e atençãoplena em cada uma das atividades que você faz em seu cotidiano. Não adianta tentar ser “o faz tudo” e agarrar todas as demandas que aparecem em sua vida.

O foco real nas coisas que você está fazendo é o grande segredo para uma mente um pouco mais tranquila. E, não pense que as atividades rotineiras como comer e escovar os dentes não entram nessa lista.

Principalmente estes afazeres simples, são deixados de lado para preferir usar o celular, por exemplo. Talvez você não aprecia aquele prato saboroso no seu intervalo da maneira com que poderia, preferindo resolver os problemas no WhatsApp. E, o que seria melhor para gerar menos estresse?

Comece pelo pequeno. Lembre-se destas atividades triviais do seu dia a dia e foque. Por exemplo:

  • ao comer um alimento, mastigue tranquilamente;
  • preste atenção em todos os seus dentes quando for escová-los, e faça isso também tranquilamente, sem pressa;
  • preste atenção também ao caminhar: como estão seus passos?;
  • quando sentir alguma tensão, relaxe, sente, descanse, tome um copo de água, respire.

À medida que for notando uma melhora, vá trabalhando este hábito nas suas atividades mais complexas, como as profissionais.

Como atingir atenção plena com ajuda profissional?

Se precisamos de ajuda para conseguir gerenciar as nossas emoções, uma equipe especializada em coaching e mentoring com experiencia vivencial em atenção plena, meditação e psicologia positiva pode te ajudar a alcançar seus objetivos de uma forma simples e estruturada Afinal, para conseguir controlar de fato nossos sentimentos, é muito importante ter ciência do que é, e como praticar a inteligência emocional.

Asdiversas metodologias e abordagens diferenciadas do coaching e da mentoria vão te conduzir para se autoconhecer e se desenvolver algo superválido para conseguir administrar melhor seus sentimentos. Isto é, quando compreendemos a nós mesmos, podemos nos portar da melhor maneira possível às experiências proporcionadas pela nossa vida.

Dessa forma, o coaching e a mentoria trabalha para mediar e tornar mais tranquilo o encontro com você mesmo, com a sua própria mente e corpo, com práticas comprovadamente eficazes. Por isso, não exite em entrar em contato, caso perceba que precise de ajuda profissional! 😉

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