Encontrando o equilíbrio com a ajuda de um Coach

Ter ajuda de um Coach para encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção é incrivelmente benéfico dentro de um ambiente profissional. Saiba mais a seguir!

Já há um tempo existem pesquisas que comprovam a existência de uma divisão presente em nosso cérebro que diferencia nossas habilidades racionais e emocionais. Assim, razão e emoção estão atestadamente divididas em nosso cérebro, e é preciso encontrar um equilíbrio entre elas para se viver em harmonia socialmente.

Quantas vezes isso se pôde se tornar um dilema em nossas vidas? Principalmente em momentos de grandes decisões, não é mesmo? Para muitas pessoas, ainda, ter esse equilíbrio é praticamente impossível, ou no mínimo, um grande desafio.

Contudo, essa capacidade de dominar o equilíbrio entre a razão e a emoção é possível sim ser desenvolvida. E isso não é para apenas uma ou outra pessoa, ok?  Mesmo que alguém tenha um pouco mais de dificuldade e leve algum tempo para encontrar o caminho para colocar isso em prática, sejam por razões biológicas ou inclusive sociais, todos somos capazes de conseguir controlar razão e emoção.

Vamos conferir então neste texto por que um coach pode te ajudar a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção. Acompanhe nas próximas linhas:

Buscando o equilíbrio

Para alguém conseguir alcançar uma posição de destaque em sua carreira profissional, é quase que algo óbvio que essa pessoa precisa de muita dedicação à sua área e também muita experiência para desenvolver ainda mais as suas competências. Mas isso são coisas que só o tempo irá fazer por nós.

Entretanto, quando temos a ajuda de alguém mais experiente ou que nos aconselha a traçar os caminhos certos, tudo fica muito mais fácil e menos doloroso de se alcançar os objetivos, concorda? Esse, na verdade, é o papel de um Coach, um profissional que auxilia o desenvolvimento pessoal, social, psicológico e profissional das pessoas, a fim de levá-las à sua alta performance.

Razão X Emoção na prática

Você deve estar se perguntando, mas será que realmente é importante trabalhar com as minhas emoções? Isso é relevante para o meu ambiente de trabalho?

A resposta para estas perguntas é, com certeza, sim. Desenvolver emoções que nos deixem para cima, que nos tragam bem-estar e que fazem com que a gente se sinta realizado, além de ser ótimo para a sua saúde, consegue oferecer às pessoas maiores chances de superar os desafios.

Claro que é incrivelmente difícil para uma pessoa muito emocional tomar algumas decisões mais objetivas. Mas, temos que entender que também não é fácil para quem tende para o lado racional.

Afinal, quando a pessoa é muito racional, na hora da comunicação, pode não ser tão fácil dominar o nervosismo ou aquela vontade de dizer algo mais ríspido aos colegas de trabalho ou aos colaboradores. E uma atitude mal pensada e descontrolada pode acabar gerando desentendimentos e conflitos desnecessários dentro da empresa.

Por que contratar um Coach?

Aprimorar a sua capacidade de ter essas emoções controladas em você é algo fundamental em um ambiente de trabalho. Por exemplo, não é nada confortável, nem para você nem para o seu colega, quando é necessário esconder-se no banheiro para chorar após um feedback, não é mesmo?

Um ambiente de trabalho precisa que os estados mentais de todos os envolvidos estejam alinhados. Até porque você se sairá muito melhor demonstrando tranquilidade para resolver os problemas e autoconfiança para isso.

A ajuda de um Coach pode fazer com que seu ambiente profissional fique ainda mais harmonioso. Para isso, ele usará de técnicas que permitem desenvolver o equilíbrio junto das suas habilidades, competências e também da sua comunicação. Tudo para administrar com sabedoria as suas emoções e comportar-se de maneira muito mais produtiva – e até mesmo inteligente – ao longo da sua carreira.

Conte com a nossa equipe de Coaching para desenvolver o equilíbrio entre razão e emoção dentro do seu ambiente de trabalho. Entre em contato para saber mais!

COMPARTILHE: