Inteligência emocional: os benefícios do autocontrole para o ambiente de trabalho

Ter inteligência emocional pode te ajudar a lidar com as pessoas em seu ambiente de trabalho. Confira um pouco mais!

Quantas pessoas você conhece que não conseguem manter um equilíbrio emocional? No mundo corporativo, inclusive, isto é seriamente importante. Afinal, é preciso saber trabalhar com a nossa inteligência emocional, mas também com as nossas próprias ações, com a nossa equipe e com todos os clientes.

Nem todo mundo tem domínio pleno de suas emoções. E, quando falamos de um ambiente de trabalho, o controle destas emoções passa a ser bem importante. Tudo isso porque, sem este controle, é possível acontecer muitos conflitos. Ademais, essas atitudes podem atrapalhar o processo ou, até mesmo, gerar consequências que ninguém estava esperando. Isso pode ser relevante para o seu futuro profissional, não é mesmo?

É por isso que trouxemos para você, neste artigo, algumas dicas e informações pertinentes que te ajudarão a entender melhor sobre a inteligência emocional dentro de espaços corporativos. Acompanhe nas linhas a seguir:

Entendendo sobre a inteligência emocional

O psicólogo americano chamado Daniel Goleman foi quem definiu o termo, em 1995. O “pai da inteligência emocional” diz que isso consiste na habilidade humana de reconhecer e lidar com suas emoções. Goleman ainda afirma que é uma capacidade fácil de se desenvolver praticando em todas as tarefas de seu cotidiano.

Então, aprimorando a sua inteligência emocional, é possível compreender seus próprios sentimentos e questões a serem trabalhadas. A realização do start inicial que gera tal emoção, ou melhor, o entendimento da causa que traz isso à tona é o primeiro passo para conseguir lidar com as suas reações.

Da mesma forma, compreender o que as outras pessoas sentem ou podem sentir, tendo atitudes empáticas em relação a elas são outras habilidades que podem ser desenvolvidas. Para tal efeito, você deve despertar em sua consciência como fazer isso e começar a praticar em seu dia a dia.

Refletindo na sua rotina

Não apenas no ambiente de trabalho, mas conseguindo perceber e lidar com o seu lado emocional você terá resultados muito benéficos nas mais diversas áreas da vida. Quanto mais bem trabalhada a sua inteligência emocional, maior será a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas e de formas mais saudáveis.

Seu cotidiano melhora significativamente dentro do seu trabalho, e você ainda consegue prevenir e, inclusive, lutar contra as preocupações. Pense naquelas situações que podem acontecer com pessoas que não possuem essa habilidade desenvolvida, como ocasiões estressantes, desapontamentos e crises de ansiedade.

Ninguém gosta de passar por desgastes com o colega ou com o cliente enquanto está trabalhando, concorda? Nem mesmo de lidar com atitudes que acabam fazendo mal a nós mesmos, obviamente. E, pode acreditar: isso acontece com muitas pessoas, sejam elas líderes de equipe, chefes ou colaboradores.

Felizmente, existem formas de se saber usar a inteligência emocional em sua rotina. Ou melhor, há como acelerar o processo de realização desta consciência. São práticas simples que servem para você reconhecer onde está precisando trabalhar mais ou onde está o ponto de autocontrole.

Além disso, conhecer essas práticas pode refletir melhorias nas suas atitudes dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Veja algumas a seguir:

  • conhecer seus pontos fortes e também os fracos;
  • aprender a ouvir e a ter empatia com o próximo;
  • e organizar o seu próprio tempo.

Consegue identificar isso no seu dia a dia? Precisando conversar um pouco sobre inteligência emocional dentro do seu ambiente de trabalho, entre em contato. Ficaremos felizes em te atender! 😉

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