Metas para 2021: dicas para cumprir com seus objetivos

Quais são suas metas para 2021? Acompanhe algumas dicas para te ajudar a cumpri-las a seguir!

2021 chegou, e como o ano passado não foi dos melhores para muita gente (devido à pandemia do novo coronavírus), a esperança de tempos melhores se fortaleceu neste ano. Mas, como todo novo ano que chega, é normal traçarmos novos objetivos. Quais são suas metas para 2021?

Além disso, e mais importante de tudo: o que você irá fazer para cumpri-las? Afinal, não adianta querer perder 10 kg em 2021 sem fazer pelo menos uma dieta. 

Vamos falar um pouco neste artigo sobre as suas metas para 2021 e o que você pode fazer para conseguir alcançá-las. Acompanhe com a gente a seguir:

Metas para 2021

Pense que você jamais irá aprender um novo idioma sem se matricular em um curso de ou, pelo menos, procurar outras alternativas para isso. Se você não focar no que realmente quer, é bem provável que possa até esquecer que meta você havia estipulado antes mesmo do meio do ano.

Isso porque, segundo uma pesquisa da Business Insider, o percentual de pessoas que desistem das suas metas já no segundo mês do ano é de 80%. Bastante gente parando já em fevereiro, não é mesmo?

Dicas para cumprir seus objetivos

Quando definimos nossas metas, é comum esperar ansiosamente pelo resultado final. Mas, esquecemos que para chegar até lá, é preciso passar por muitos pequenos desafios pelo caminho.

Por isso, uma dica que podemos dar para você é a de dividir a sua meta em pequenos passos. Isso facilita todo o processo, e nos dá muito mais ânimo para continuar tentando. Afinal, é muito mais fácil perder 3 quilos por vez do que um total de 20 quilos, concorda?

Ao realizar cada pequeno passo, seu cérebro irá liberar dopamina e serotonina, te deixando com a sensação de bem-estar ao finalizar um pequeno objetivo. Dessa maneira, você é estimulado a sempre tentar mais uma vez.

Organize seus objetivos

Outra incrível dica que você pode passar a utilizar em seu dia a dia para cumprir as metas para 2021 é criar um cronograma das suas tarefas. Pode ser uma tabela no Excel, marcações no calendário ou simples anotações em sua agenda, mas é legal você ter algo para visualizar os seus objetivos, ok?

Comece com pequenas atividades na primeira semana. Por exemplo: se seu objetivo é ter uma vida mais saudável, comece nas primeiras semanas anotando que você deve tomar água ao acordar, comer um excelente café da manhã e ingerir mais frutas ao longo do dia.

Depois de 15 dias sempre cumprindo as metas iniciais, você já pode começar novas metas, como realizar alguma atividade física. Mas, mesmo que em algum dia ou outro não consiga cumprir algumas das tarefas, não desista e volte a fazer tudo novamente no dia seguinte.Inclusive, perceba quando acontecem as suas falhas. Isso pode ser um sinal que você deve realmente focar nesse objetivo.

Desejo e propósito

Além disso, é legal ter em mente qual o seu desejo e qual o seu propósito ao traçar duas metas para 2021. Por exemplo, você quer aprender a fotografar (desejo) para ser uma pessoa mais interessante (propósito). Conseguiu entender até aqui?

Pense em sua realidade

Existe uma técnica chamada SMART, que significa Specific Measurable Assignable Relevant Time-based. São critérios que te ajudam a pensar se é possível atingir a sua meta, ou seja, seja específico com o que você quer, mensure a possibilidade, garanta que pode concluir esse objetivo, perceba se ele é realmente relevante para você e estipule um tempo para isso.

Não adianta tentar ler 150 livros em um ano, se o máximo que você pode conseguir são 12. Pense claramente qual é a sua realidade e o que você realmente pode fazer em curto prazo. 

Estabeleça metas atingíveis

Também não adianta querer ser presidente dos EUA, sem nem morar naquele país, não é mesmo? Desejar metas inatingíveis só nos levarão à frustração

Por isso, proponha a você mesmo submetas administráveis. Por exemplo, se você quer gravar um álbum de música até o final de 2021, você pode traçar como sua primeira submeta garantir que terá os instrumentos corretos até a data tal, depois a segunda submeta será a de começar a compor até a uma outra data, depois começar a gravar e assim por diante.

Acredite que é possível

Começar duvidando da sua própria capacidade não te dará vitalidade para continuar tentando. Por isso, tenha fé em você mesmo. Além do mais, não importa realmente quantas vezes você falhou para alcançar seus objetivos, mas, sim, que você sempre continuou tentando. 

A autoconfiança é algo que pode ser trabalhado a partir da busca pelo autoconhecimento e muita psicoterapia. Se você sente de alguma forma que a sua falta de crença ou baixa autoestima prejudica em suas ações e cumprimento de objetivos, não hesite em buscar ajuda profissional!

Confira também nosso artigo “Alcance seu propósito: um exercício interessante para chegar ao seu”! Basta clicar aqui.

E, precisando de qualquer orientação para o seu ambiente corporativo, é só entrar em contato!

COMPARTILHE: